Disciplina - Ensino Religioso

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"O Encontro de Abraão e Melquisedeque", de Dieric Bouts, O Velho, 1464–1467. O capítulo 14 é consensualmente aceito como um dos mais complicados do livro do Gênesis, tendo diversas características literárias únicas que o destacam do restante do texto. Abrão é transformado em heroi militar em um episódio que interrompe o fluxo da narrativa entre os capítulos treze e quinze. O caráter de Abrão neste episódio difere profundamente da descrição em outros capítulos e a total ausência da interverência divina é aspecto único entre as narrativas patriarcais. A historicidade do contexto em que o episódio rico em detalhes está inserido é alvo de ampla discussão. A maioria dos eruditos bíblicos consideram o episódio como a interpolação tardia de uma narrativa composta a partir de tradições orais. Na história, uma coalizão militar declara guerra "contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim e contra o rei de Belá" e, após derrotarem Sodoma e Gomorra, levam como espólio os bens e a população, que incluía Ló. Abrão ao ser avisado do sequestro de seu sobrinho, monta uma companhia com seus 318 homens mais bem disciplinados e resgata os bens das cidades e liberta os capturados. O rei de Sodoma vai ao encontro de Abrão e Melquisedeque, rei de Salém, que também era sacerdote do Deus Altíssimo (El Elyon) leva pão e vinho. Melquisedeque abençoa Abrão em nome do "Deus Altíssimo, criador do céu e da terra." Abrão lhe paga o dízimo de tudo que obtivera. O rei de Sodoma pede seu povo de volta e oferece que Abrão conserve o espólio para si. Abrão recusa ficar com os bens de Sodoma. Quando Melquisedeque abençoa Abrão, ele responde, segundo o texto massorético, levantando a mão para "Jeová, Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra". A associação feita entre Jeová e o Deus altíssimo presente apenas no texto massorético não aparece em nenhuma outra fonte ou testemunha antiga do texto, seja na versão da Septuaginta, seja nos textos pertencentes aos Manuscritos do Mar Morto. O epíteto "criador dos céus e da terra" associado ao relato sacerdotal parece só ter sido transferido a Jeová pela teologia de Jerusalém como uma influência babilônica.

Palavras-chave: Abraão, Melquisedeque, Gênesis, Bíblia, Sodoma, Gomorra, Ló, herói, Deus, Jeová, texto massotético, texto sagrado.