Disciplina - Ensino Religioso

Ensino Religioso

10/05/2016

Lindos manuscritos bíblicos!

manuscrito

Reinaldo José Lopes | Blog Darwin e Deus


Acabo de ficar sabendo de uma preciosidade disponível totalmente de grátis (como dizia o pessoal do Casseta) na internet. O blog gringo OTTC (sigla inglesa de “crítica textual do Antigo Testamento”, ou seja, o pessoal que analisa as diferentes versões dos manuscritos da Bíblia) está fazendo uma compilação de uma quantidade incrível de antigos textos da Bíblia que podem ser acessados via web, frequentemente em altíssima resolução (para ver a lista, infelizmente em inglês, é só clicar no link acima).

Quer ver um dos mais famosos textos bíblicos dos Manuscritos do Mar Morto, o Rolo de Isaías (não é que o profeta fosse enrolado, é que o texto era um rolo de pergaminho mesmo)? Tem, olha só:

imagem de trecho de livro de Isaías em hebraico
Trechinho do livro de Isaías em hebraico (Crédito: Reprodução)

Que tal então esta linda abertura do livro do Gênesis em hebraico presente na Bíblia de Xanten, feita em 1294?

Imagem da Bíblia de Xanten
As letras são absurdamente elegantes, fala a verdade (Crédito: Reprodução)

Mas o manuscrito que realmente me deixou doido foi este aqui, o da Bíblia de Lisboa, completada em Portugal em 1482 — quando ainda se podia ser judeu em Portugal, antes da onda antijudaica na Península Ibérica. É de cair o queixo.

Imagem da Bíblia de Lisboa
Mano, olha essas cores! (Crédito: Reprodução)

Tem muito mais de onde esses vieram, navega lá!

Esta notícia foi publicada no site Folha de São Paulo em 10 de maio de 2015. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.