Disciplina - Ensino Religioso

Festa do Divino

Pomba do divinoO culto do Espírito Santo tem origem na Antiguidade. Entre os israelitas, a Festa de Pentecostes era celebrada cinquenta dias (sete semanas) depois da Páscoa, sendo uma das quatro festas importantes do calendário judaico: Páscoa, Omar, Pentecostes e Colheitas. As origens da popular Festa do Divino são atribuídas à Rainha Isabel de Portugal, que viveu entre 1271 e 1336. Dizem que a festa chegou ao Brasil com os colonizadores, tendo sua versão mais conhecida na cidade de Paraty, desde o século XVIII.

Ela é tradicionalmente realizada no dia de Pentecostes e homenageia o Espírito Santo. Por se tratar de uma grande festa, ela começa a ser organizada um ano antes de sua realização. Quem a organiza é chamado de “festeiro”. Cabe a ele organizar dezenas de voluntários para as atividades religiosas e “profanas”. São 11 dias inteiros de missas, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas.

Por essência, a festa mantém um tom comunitário, religioso e folclórico. Uma de suas tradições é a entrega de carne aos pobres, como fazia a Rainha Isabel. Também são distribuídos doces para as crianças. A festa ainda traz a popular Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, a Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty, entre eles o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Minhota.


Para saber mais acesse: Festa do Divino
Recomendar esta página via e-mail: