Disciplina - Ensino Religioso

Cosme e Damião

cosme e damiaoNa religião católica, poucas são as crianças santas no mundo. Mas as que existem exercem muita força e fé em seus devotos. Um ótimo exemplo das crianças santas são São Cosme e São Damião, os santos médicos, que de crianças não têm nada, mas, no Brasil, são tidos assim. Eles são mais conhecidos como Cosme e Damião, protetor das crianças.

Esses dois santos são sempre lembrados nas festas de São Cosme e Damião, que acontecem no dia 26 de setembro pela fé católica. Mas, no Brasil, a comemoração mais popular ocorre no dia 27 de setembro, com distribuição de balas e refrigerantes. Aproveita a força destes Santos e faça sua pedidos, orações e simpatias para vários fins.

No candomblé, religião de origem africana, os orixás protegem as pessoas que acreditam neles. A religião diz que toda pessoa que tem santo também tem um erê, orixá menino. Os erês são confundidos com os ibejis, orixás meninos, sempre gêmeos. Os ibejis são cultuados na Nigéria, país com maior número de nascimento de crianças gêmeas no mundo.

A festa dos erês acontece na mesma época da dos santos católicos Cosme e Damião. É comum em vários lugares do Brasil oferecer caruru a Cosme e Damião. Além de caruru, feito com quiabo, há outras comidas, como xinxim de galinha, vatapá, acarajé, banana frita no dendê. Na festa, a comida primeiro é servida às crianças.


Veja mais em:


pdf
História de São Cosme e Damião

na visão da Umbanda
pdf
História de São Cosme e Damião

na visão Católica
Recomendar esta página via e-mail: