Disciplina - Ensino Religioso

Sugestões de Leitura

FERREIRA, Carlos; ROSA, Rodrigo. Kardec. Editora LeYa Brasil
Com prefácio de Marcel Souto Maior, autor do livro “As vidas de Chico Xavier”, da editora LeYa Brasil, Kardec é uma ficção histórica em quadrinhos. A obra transporta o leitor para a França do século XIX, onde as ideias metafísicas borbulhavam, e acompanha Hippolyte Léon Denizard Rivail durante sua busca por respostas sobre a existência humana. O livro acompanha a investigação de Rival, então pedagogo e estudioso do eletromagnetismo, dos fenômenos sobrenaturais, vividos nas reuniões de “mesas girantes”, em que objetos inexplicavelmente se moviam até tornar-se Allan Kardec, o codificador do espiritismo, psicógrafo e principal divulgador da doutrina do espiritismo. Conheça onde tudo começou.


RIZZUTO, Ana-Maria. O Nascimento do Deus vivo – um estudo psicanalítico. Editora Sinodal, 2006.
Como se forma a imagem de Deus na mente? Como ela se transforma? Tem relação com as experiências infantis? E a pessoa que não crê também é influenciada por suas vivências?
O nascimento do Deus vivo aborda de modo profundo o início e o desenvolvimento da imagem de Deus em homens e mulheres. A autora mostra como o ser humano, desde o nascimento, tece reações e constrói imagens e fantasias, elaborando e reelaborando criativamente representações a repeito de "realidade invisíveis, mas significativas, capazes de conter nosso potencial para a expansão imaginativa que transcede os limites dos sentidos".
Acesse o trecho

KARDEC, Allan. A gênese. Editora FEB, 1868.
A Gênese é uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo. Divide-se em três partes: na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra; na segunda, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; na terceira enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade.
Baixe o livro

YALOM, Marilyn. A história da esposa - da Virgem Maria à Madonna. Editora Ediouro, 2002.
A autora faz um estudo das leis, das práticas religiosas, dos costumes sociais e dos aspectos econômicos e políticos que afetaram diversas gerações de esposas. Mostra qual foi o papel da mulher casada na cultura ocidental desde a época cristã até a atualidade, e apresenta mulheres que se rebelaram contra as tradições da época.

FONTANA, David. A linguagem dos símbolos. Editora Madras, 2010.
Este livro apresenta centenas de ilustrações coloridas e ensaios esclarecedores com explicações dos símbolos que acompanham o desenvolvimento da civilização por todo o mundo. Eis um compêndio visual dos símbolos e seus significados.

BLANK, Renold J. A morte em questão. Edições Loyola, 2004.
O que vem depois da morte? Haverá uma nova vida por meio de uma reencarnação? O que se pode dizer sobre as tão comentadas experiências "no limiar da morte? Quando o ser humano está realmente morto? Quando não há mais nenhuma célula viva no corpo? Para tentar respondê-las eis um livro que pode esclarecer muitas dúvidas e abrir caminhos para uma nova visão sobre um dos enigmas mais profundos da vida humana.
Acesse o trecho

ZILLES, Urbano. A significação dos símbolos cristãos. Editora EDIPUCRS, 2006.
O texto de Urbano Zilles contribui para a reatualização do significado dos símbolos. Pois, se de um lado, existem símbolos que surgem espontaneamente no seio da cultura, por outro lado, outros possuem raízes fortes na tradição.
Acesse o trecho

MORANDIN, Leocir. A transparência da eternidade no tempo de Charles Darwin. Editora Schoba, 2009.
A leitura sugere a preocupação do autor com os conflitos mitológicos relacionados, em amplo, com a figura de Cronos: o Senhor do Tempo.
Acesse o trecho

JACOBOVICI, Simcha; PELLEGRINO, Charles. A tumba da família de Jesus. Editora Planeta, 2007.
Este livro conta a história do que pode ser o maior achado arqueológico de todos os tempos: a descoberta da tumba da família de Jesus de Nazaré. Foram encontrados dez ossários, alguns continham inscrições em grego de Jesus, filho de José; duas Marias; e Judá, filho de Jesus. Concluiu-se que o conjunto incomum de nomes era uma mera coincidência. Vinte e cinco anos depois, o autor, jornalista ganhador do prêmio Emmy, rastreou os ossários e decidiu investigar a notável coleção de nomes.

MIRANDA, Evaristo E. de. Agora e na hora: ritos de passagem à eternidade. Edições Loyola, 1996.
Aborda o essencial dos ritos profanos e sagrados dos funerais, presentes em todas civilizações.
Acesse o trecho

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. Editora Martins Fontes, s/d.
As Formas Elementares da Vida Religiosa, publicada em 1912, pertence ao conjunto dos grandes textos fundadores da antropologia religiosa.

FUNARI, Pedro Paulo (Org.). As religiões que o mundo esqueceu. Editora Contexto, 2008.
Esta obra dedica-se a algumas das religiões que deixaram de existir ou quase desapareceram. Cada capítulo apresenta um panorama da época em que a religião era praticada e o seu papel na sociedade, acompanhado com os principais ritos e crenças.

GOLDIM, José Roberto (Org.). Bioética e espiritualidade. Editora EDIPUCRS, 2007.
Ao longo da história da humanidade, a prática da medicina sempre esteve associada à religião. A associação de divindades aos diferentes processos de cura e com práticas e com práticas profissionais pode sempre ser verificada. A cientifização da medicina, principalmente a partir do início do século 20, fez com que as questões religiosas fossem dissociadas da prática médica por um longo período.
Acesse o trecho

LOBATO, Monteiro. Coleção Almanaque Sítio: Mitologia. Editora Globo.
Neste livro, Emília, Pedrinho, Narizinho e toda a Turma do Sítio mostram o fascinante mundo da mitologia, em especial, da Mitologia Grega. O almanaque traz histórias de heróis, deuses e monstros e mostra como fazer brinquedos ligados ao tema com material reciclável.
Acesse o trecho

VILLELA, Fabio Renata. Deusas e deuses hindus. 2008.
Um dicionário sintético sobre deusas e deuses hindus.

LEXICON, Herder. Dicionário de símbolos. Editora Cultrix, 1998.
Dicionário com vários símbolos e 412 ilustrações.
Acesse o trecho

BURDEN, Ernest. Dicionário ilustrado de arquitetura. Artmed Editora, 2002.
Traz assuntos como estilos arquitetônicos, formas, detalhes, sistemas e componentes construtivos de lugares sagrados entre outros.
Acesse o trecho

GASPAR, Eneida Duarte (Org.). Guia de religiões populares do Brasil. Editora Pallas, 2002.
O Guia de Religiões Populares do Brasil traz informações sobre as principais religiões existentes no país, explicando concisamente suas características, seus símbolos, sua história, bem como rezas, divindades cultuadas, orações, principais festas, etc.
Acesse o trecho

ARIES, Philippe. História da Morte no Ocidente: da Idade Média aos Nossos Dias. Editora Ediouro, 2003.
Não é fácil lidar com a morte, mas ela espera por todos nós. Deixar de pensar na morte não a retarda ou evita. Pensar nela pode nos ajudar a aceitá-la e a perceber que ela é uma experiência tão importante e valiosa quanto qualquer outra.
Acesse o trecho

STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. Editora Contexto, 20007.
Valendo-se de uma grande variedade de exemplos, da pré-história ao século XXI, e abarcando diferentes sociedades, da China às Américas, da África ao norte da Europa, passando por Oriente Médio, Rússia, Japão e Austrália, o historiador Peter N. Stearns delineia o quadro dos encontros culturais internacionais mais significativos e seus efeitos sobre as relações de gênero. O impacto do islamismo e das práticas de gênero do Oriente Médio na Índia e na África subsaariana...

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. Editora Contexto, 2007.
A obra mostra que, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes encontraram meios para se organizar e manifestar suas culturas e, assim, influenciaram profundamente a sociedade brasileira como um todo.

FARRINGTON, Karen. História Ilustrada da Religião. ABBA Produção Editorial Ltda, 1990.
História Ilustrada da Religião apresenta de forma clara e ilustrativa a história e doutrinas das principais religiões do mundo, do budismo e cristianismo ao islamismo e sikhismo. Discutindo as questões de forma imparcial e acompanhado de diversas fotografias e ilustrações coloridas numa apresentação primorosa, este livro esclarece os principais mitos e realidades de cada crença.
Acesse o trecho

FLORES, Moacyr (Coord.). História ilustrada do espaço sagrado (fascículo 2). Editora EDOPUCRS.
O principal objetivo desta publicação é divulgar a pesquisa sobre o espaço sagrado, realizada por professores e alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Acesse o trecho

ARMSTRONG, Karen. Jerusalém: uma cidade, três religiões. Editora Companhia das Letras, 2000.
História de Jerusalém, a cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. A autora explica o que deu origem à cidade e por que ela se tornou, mil anos antes de Cristo, o local mais importante do mundo. Pesquisa histórica valiosa sobre uma cidade mítica.
Acesse o trecho

BONDER, Nilton. Judaísmo para o século XXI: o rabino e o sociólogo. Jorge Zahar Editora, 2001.
O rabino Bernardo Sorj e o sociólogo Nilton Bonder tratam sobre questões existenciais e de identidade a partir de suas raízes judaicas. Debatem sobre como será o judaísmo do século XXI.
Acesse o trecho

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. Editora Companhia das Letras.
Neste livro, o sociólogo Reginaldo Prandi reuniu mitos da religião dos orixás. Ao narrar histórias de deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, 'Mitologia dos Orixás' mostra patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs. O livro traz relatos mitológicos, histórias que contam, por meio de imagens, como são, o que fazem, o que querem e o que prometem os deuses desse panteão africano que sobreviveu e prosperou em países da América.
Acesse o trecho

RAMM-BONWITT, Ingrid. Mudras - as mãos como símbolo do cosmos. Editora Pensamento-Cultrix, 1987.
Mudras - as mãos como símbolo do Cosmos' revela os mistérios dos seis gestos de Buddha, dos rituais tântricos, e torna conhecida a relação entre as mudras e o ioga. A autora parte do simbolismo da dança cósmica védica, passando pela filosofia e práticas tântricas, até chegar às seitas esotéricas do Japão. Entre outras coisas, ela mostra a influência desses gestos secretos nos mosaicos e ícones bizantinos.
Acesse o trecho

KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Editora FEB, 1865.
Esta é uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação Kardequiana. Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Plano Espiritual, como consequência de seus própios atos.
Baixe o livro

MURPHY, Tim Wallace. O código secreto das catedrais. Editora Pensamento, 2007.
'O Código Secreto das Catedrais' revela uma história tempestuosa de conspirações e intrigas, de poder corrupto e de valente heroísmo, de desinformação, de traição e de bravura. Ele apresenta uma narrativa histórica a partir de uma nova perspectiva.
Acesse o trecho

SCHWARZ, Fernando. O Egito Invisível e o Poder dos Símbolos. Editora Pensamento, 2010.
Esta obra discorre sobre a simbologia dos ritos secretos, imagens espirituais transcendentes, Geografia Sagrada e os mistérios da mumificação, do embalsamento e da ressurreição, juntamente com os amuletos e símbolos mais importantes da civilização egípcia. Explora em detalhes o mito de Osíris, com seus mistérios e seu simbolismo iniciático oculto, a arquitetura sagrada do Osírion e o templo de Seti I em Abidos.

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Editora FEB, 1864.
A obra é composta por 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida. O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espírita.
Baixe o livro

STODDART, William. O Hinduísmo. Editora IBRASA, 2004.
Este livro apresenta com grande síntese, clareza e concisão os aspectos essencias do vasto e complexo campo da mitologia, da metafísica e da espiritualidade hindu. Aborda temas fundamentais para a compreensão do que é Religião e Ortodoxia, definindo o lugar do Hinduísmo entre as grandes religiões da humanidade.
Acesse o trecho

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Editora FEB, 1976.
Esta obra, tida como básica no ensinamento do Espiritismo, aborda temas como vida e morte, sofrimento e alegria, o amor e o ódio, dando uma ideia clara e lógica da sabedoria e justiça de Deus.
Baixe o livro

KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Editora FEB, 1861.
Esta é uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação Kardequiana. Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Plano Espiritual, como consequência de seus próprios atos.
Baixe o livro

PEACOCK, John. O livro tibetano da vida, da morte e do renascimento. Editora Pensamento, 2005.
Tradicionalmente, os budistas tibetanos podem ser ou "eruditos" ou "mágicos". Os eruditos vivem em mosteiros, praticando o celibato, a disciplina e o debate filosófico. Os mágicos são eremitas andarilhos, que praticam um ascetismo extremo ou rituais tântricos. "O livro Tibetano da vida, da morte e do renascimento" investiga essas duas correntes da fé budista tibetana, assim como a religião Bon, ainda mais antiga.
Acesse o trecho

GATHIER, Émile. O pensamento hindu. Ediouro Publicações SA.
A identidade entre a filosofia da Índia antiga e da moderna constitui a base do hinduismo. O autor nos mostra a história, os princípios e as diretrizes de um pensamento de mais de 3.000 anos.
Acesse o trecho

TINOCO, Carlos Alberto. O pensamento Védico, uma introdução. Editora IBRASA, 1992.
O pensamento védico é o produto do sincretismo de duas concepções religiosas: a primeira foi traduzida pelos invasores arianos quando estes povos de origem indo-europeia irromperam no noroeste da Índia, por volta de 2000 a.C.; a segunda eram as religiões autóctones, de origem dravidiana. Os textos védicos são os primeiros monumentos literários da índia e dos mais antigos da humanidade.
Acesse o trecho

KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Editora FEB, 1859.
É a primeira das duas obras complementares sobre o Espiritismo, publicada por Allan Kardec no ano de 1859. Trata de forma introdutória e bastante didática sobre a Doutrina Espírita.
Baixe o livro

GANERI, Anita. O que sabemos sobre o Budismo? Editora Callis, 1999.
Este livro apresenta ao público infantojuvenil, de uma forma inovadora, o Hinduísmo. Com belas fotos, ilustrações e um texto claro e objetivo, o livro explora todos os aspectos do Hinduismo - como foi seu início? Em que acreditam seus seguidores? Quais são seus livros e locais sagrados?
Acesse o trecho

WATSON, Carol. O que sabemos sobre o Cristianismo? Editora Callis, 2001.
Este livro apresenta ao público infantojuvenil, de uma forma inovadora, o Cristianismo. Com belas fotos, ilustrações e um texto claro e objetivo, o livro explora todos os aspectos do Cristianismo - como foi seu início? Em que acreditam seus seguidores? Quais são seus livros e locais sagrados?
Acesse o trecho

GANERI, Anita. O que sabemos sobre o Hinduísmo? Editora Callis, 1998.
Este livro apresenta ao público infantojuvenil, de uma forma inovadora, o Hinduísmo. Com belas fotos, ilustrações e um texto claro e objetivo, o livro explora todos os aspectos do Hinduismo - como foi seu início? Em que acreditam seus seguidores? Quais são seus livros e locais sagrados?
Acesse o trecho

HUSAIN, Shahrukh. O que sabemos sobre o Islamismo? Editora Callis, 2001.
Este livro apresenta ao público infantojuvenil, de uma forma inovadora, o Islamismo. Com belas fotos, ilustrações e um texto claro e objetivo, o livro explora todos os aspectos do Islamismo - como foi seu início? Em que acreditam seus seguidores? Quais são seus livros e locais sagrados?
Acesse o trecho

FINE, Doreen. O que sabemos sobre o Judaísmo? Editora Callis, 1998.
Este livro apresenta ao público infantojuvenil, de uma forma inovadora, o Judaísmo. Com belas fotos, ilustrações e um texto claro e objetivo, o livro explora todos os aspectos do Judaísmo - como foi seu início? Em que acreditam seus seguidores? Quais são seus livros e locais sagrados?
Acesse o trecho

GUIMARÃES, André Eduardo. O sagrado e a história - fenômeno religioso e valorização da história à luz do anti-historicismo de Mircea Eliade. Editora EDIPUCRS, 2000.
A publicação em questão é uma tese de doutorado em filosofia, defendida na Universidade Gregoriana, em Roma, no ano de 1989. O Autor, Pe. André Eduardo Guimarães, faleceu em um acidente automobilístico aos 5 de março de 1991. O tema geral da tese é a obra do grande mestre historiador das religiões Mircea Eliade.
Acesse o trecho

KARDEC, Allan. Obras póstumas. Editora FEB, 1890.
É a segunda das duas obras complementares sobre a Doutrina Espírita. Trata-se de uma compilação de escritos do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, lançada postumamente em Paris.
Baixe o livro

BRUNNER-TRAUT, Emma. Os fundadores das grandes religiões. Editora Vozes, 1999.
Neste livro, peritos debruçam-se sobre a história de nove fundadores de religiões, indagando a respeito da sua personalidade, vocação, condições de vida e ensinamentos.

KUBRIC, Simone. Palavras Sagradas: de diferentes povos e religiões. Callis Editora, 2003.
Esta coletânea de preces, orações, rezas, bençãos, mantras e sutras apresenta ao leitor algumas das mais significativas palavras sagradas de diferentes povos e religiões. Palavras usadas no cotidiano mostram-se aqui como a expressão de fé que mesmo advinda de contextos variados veicula anseios comuns a todos.
Acesse o trecho

REEBER, Michel. Religiões - mais de 400 termos, conceitos e ideias. Editora Ediouro, 2002.
O livro apresenta mais de 400 verbetes com definições claras e referências precisas. Ricamente ilustrada, a obra oferece reconhecimento satisfatório sobre o mundo das religiões. E traz ainda um anexo sobre crenças, seitas e movimentos próprios do país.
Acesse o trecho

BAYARD, Jean-Pierre. Sentido Oculto dos Ritos Mortuários: Morrer é Morrer? Editora Paulus, 1996.
Este livro busca o sentido das crenças, história e ritos funerários antigos que testemunham, desde o paleolítico inferior, que o ser humano homenageava os seus mortos e imaginava uma sobrevivência no além. O autor determina a evolução desses mitos e tradições e examina como o medo da morte se instalou em nossas sociedades industriais.

CLARK, R. T. Rundle. Símbolos e mitos do Antigo Egito. Hemus.
Baseando-se em inscrições dos túmulos dos faraós e rainhas da sexta dinastia, nos Textos das Pirâmides e em Textos Funerários, o autor analisa os principais mitos do Médio Império e as ideias que tentavam exprimir.

GREENE, Liz. Uma viagem através dos mitos. Jorge Zahar Editor Ltda, 2001.
Por meio da análise das tradições míticas greco-romanas, hebraicas, egípcias, celtas, norueguesas e orientais as autoras mostram como podem auxiliar na compreensão da psique humana e ajudar no processo de autoconhecimento.
Acesse o trecho
Recomendar esta página via e-mail: