Disciplina - Ensino Religioso

Iluminação de Shakyamuni Buda

budaNo dia 15 de fevereiro celebra-se o falecimento do Buda Shakyamuni. Embora Shakyamuni tenha alcançado a libertação sob a árvore de Bodhi (Iluminação) muito antes de sua morte, este é o dia em que entrou no pleno Nirvana, deixando para trás a forma terrena.

Ocorreu perto da cidade de Kushinágara às margens do rio Hiranyavati. Diz-se que no momento de sua morte Buda estava dormindo em uma cama preparada entre duas árvores. Sua cabeça para o norte, seu rosto para o oeste e sua mão direita fazendo as vezes de travesseiro. Naquele momento, flores brancas desabrocharam nas árvores e caíram sem cessar.

Muitos de seus discípulos, o rei e sua família, homens e mulheres de todas as idades, e mesmo pássaros e animais estavam reunidos, suspirando de tristeza. Buda fez seu último discurso, expondo a verdade fundamental – mesmo que o corpo físico morra, o Darma é eterno, para que seja possível ver o Buda é preciso ver o Darma. Dessa forma, ele ensinou a seus discípulos sobre os preceitos e sobre como eles deveriam manter a prática do Caminho de Buda. Esse sermão, na tradição zen, chama-se Yuikyogyo, o Último Ensinamento de Buda Shakyamuni.

De acordo com o budismo, durante a sua iluminação, Sidarta compreendeu as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo. Estas descobertas tornaram-se conhecidas como as Quatro Nobres Verdades, que são o coração dos ensinamentos budistas. Com a realização dessas verdades, um estado de suprema liberação, ou nirvana, é acreditado ser possível ao alcance de qualquer ser. O Buda descreve o nirvana como um estado perfeito de paz mental livre de toda ignorância, inveja, orgulho, ódio e outros estados aflitivos. Nirvana é também conhecido como o fim do ciclo samsárico, em que nenhuma identidade pessoal ou limites da mente permanecem.

Recursos didático relacionados ao tema:


galeria de áudios
Áudio
trechos de filmes
Trecho de Filme
Recomendar esta página via e-mail: