Disciplina - Ensino Religioso

Lahtmar Holi, ou o Festival das Cores

Na Índia, entre fevereiro e março, a chegada da primavera é recebida com uma festa multicolorida e um ritual religioso hinduísta da celebração da vitória entre o bem e o mal. O Lahtmar Holi, ou o Festival das Cores, é comemorado em várias cidades indianas por crianças e adultos há mais de 2 mil anos. Há várias versões para a origem do Holi Festival, mas a contada com mais frequência é a história de Prahlad.

icone imagem
Imagens

Prahlad era filho de Hiranyakashyap, um rei que exigia adoração de todos os seus súditos, inclusive da sua família, que recusou o adorar  e mantinha-se fiel ao deus hindu Lord Narayana.

Irado por não ser adorado por seu próprio filho, o rei resolve matá-lo. Para isso, recorreu à sua irmã, Holika, que tinha o poder de não se queimar. Hiranyakashyap, então, pediu a ela que entrasse com seu filho na fogueira para que ele morresse queimado. Holika concordou, mas quando colocou seu plano em prática, foi surpreendida por um acontecimento inexplicável: ela começou a queimar. Holika queimou até a morte, enquanto Prahlad saiu ileso.

Prahlad foi salvo por Lord Narayana e desde então o Lathmar Holi existe como uma celebração da vitória do bem sobre o mal.

O Festival das Cores é realizado durante a lua cheia, com orações, alimentos especiais, paz e uma sensação de apagar o mal da humanidade. As pessoas saem às ruas vestidas de branco levando tintas em pó e pistolas de água para colorir umas as outras. O objetivo é celebrar a igualdade, o amor e a união de todas as cores. E é o único dia em que todas as castas podem se juntar.
Recomendar esta página via e-mail: