Disciplina - Ensino Religioso

Carnaval

desenho pessoas no carnavalO carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o cálculo da Páscoa; ocorre próximo do dia de Lua Nova.

Considerada uma festa profana, o carnaval tem sua origem em antigas celebrações de caráter religioso.

Apesar do carnaval brasileiro ser o mais famoso do mundo, a folia não é uma exclusividade. Todos os países, cada um ao seu modo, vivem essa festa popular.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias - os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, esses dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira: Terça-feira Gorda, também conhecida pelo nome francês "mardi gras" -  termo sinônimo de Carnaval.
Recomendar esta página via e-mail: