Disciplina - Ensino Religioso

Dia de Finados

bonecos de caveirasNo Dia de Finados as pessoas enfeitam os túmulos dos falecidos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois, através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade.

A escolha da data ocorreu em virtude do Dia de Todos os Santos, 1º de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de toda parte do mundo.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los: os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios; as velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.

Assista ao vídeo que trata do tema:


video
Vídeo: Dia de Todos os Santos
Recomendar esta página via e-mail: