Disciplina - Ensino Religioso

A Congada: Tradição Cultural Afro-brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial

Atividade:

Para introduzir a Congada como manifestação histórica e cultural, exponha imagens da festa, questionando os alunos se eles conhecem essa festa. Estas imagens podem ser obtidas em vários sítios da Internet, como por exemplo, no link http://congadouberlandia.blogspot.com

Aqui postamos algumas imagens da festa da Congada realizada na cidade de Uberlândia em 2008, retirada do arquivo pessoal de Jeremias Brasileiro. Você pode conhecer mais sobre este pesquisador da cultura afrodescendente no site Coafro:  http://coafro.blogspot.com/2008/05/jeremias-brasileiro-e-brasileiro.html

 


Após todos participarem do debate, explique as origens da Congada, destacando a festa como uma manifestação popular cultural religiosa que remonta aos tempos da escravidão no Brasil, onde os escravos foram obrigados a introduzir em sua conduta religiosa os cultos católicos europeus, tendo muitas vezes que negar sua própria religião.

Na apresentação desta temática, aborde as seguintes questões:

  • Quais os motivos que levaram os negros trazidos da África a adotarem práticas religiosas da igreja católica?
  • Quais os motivos que levaram os negros a escolherem Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como santos protetores dos negros?
  • Qual é o principal objetivo da Festa da Congada?
  • O que é Patrimônio Cultural Imaterial e qual sua importância?
  • Qual a importância de estudar a Festa da Congada?

Atenção, professor! Você poderá utilizar também o texto: A Congada em Uberlândia: a importância da participação da criança na festa, disponível em: Blog: http://gephiseseba.blogspot.com


Essa atividade foi extraída da aula "A Congada: Tradição Cultural Afro-brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial", da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: