Disciplina - Ensino Religioso

Compreendendo a Morte no Ciclo da Vida!

Atividade:

Peça aos alunos que ouçam com atenção a história que deverá ser lida em voz alta pelo professor.


A história de uma folha

Por Léo Buscaglia

 


Era uma vez uma Folha, que crescera muito. A parte intermediária era larga e forte, as cinco pontas eram firmes e afiladas. Surgira na primavera, como um pequeno broto em um galho grande, perto do topo de uma árvore alta. A Folha estava cercada por centenas de outras folhas, iguais a ela. Ou, pelo menos, assim parecia. Mas não demorou muito para que descobrisse que não havia duas folhas iguais, apesar de estarem na mesma árvore.

Alfredo era a folha mais próxima. Mário era a folha à sua direita. Clara era a linda folha por cima. Todos haviam crescido juntos. Aprenderam a dançar a brisa da primavera, a se esquentar indolentemente ao sol do verão, a se lavar na chuva fresca. Mas Daniel era seu melhor amigo.

Era a folha maior no galho e parecia que estava lá antes de qualquer outra. A Folha achava que Daniel era também o mais sábio. Foi Daniel quem lhe contou que eram parte de uma árvore. Foi Daniel quem explicou que estavam crescendo num parque público. Foi Daniel quem revelou que a árvore tinha raízes fortes, escondidas na terra lá embaixo. Foi Daniel quem falou dos passarinhos que vinham pousar no galho e cantar pela manhã. Foi Daniel quem contou sobre o sol, a lua, as estrelas e as estações.

A primavera passou. E o verão também.

(...)

(Texto integral:  http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Historia%20_A%20Folha.pdf )


Logo após a leitura da história, peça aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá receber uma cópia do texto A história de uma folha, que poderá ser relido pelas crianças, na medida em que forem discutindo algumas questões propostas pelo professor. As questões poderão ser distribuídas ou sorteadas entre os grupos.

Sugestão de questões:
  • Na história da Folha, que relações vocês conseguem estabelecer entre as estações do ano e as fases próprias do ciclo da vida humana – nascimento, desenvolvimento, reprodução, envelhecimento e morte? Vocês compreendem que a morte é um acontecimento irreversível no ciclo natural da vida?
  • Vocês concordam com a fala do Daniel de que todos nós vamos morrer um dia e de que tudo morre? Concordam com o dito popular de que “Para morrer, basta estar vivo?” Alguém do grupo pensa de forma diferente?
  • Num determinado momento da história, a Folha disse para o Daniel: “Eu não vou morrer!” Vocês acham isso possível? Mas nos desenhos animados os heróis nunca morrem, são imortais! Como explicar isso? Qual a ideia de morte no mundo imaginário, fantástico? E no mundo real?
  • “Tenho medo de morrer”, disse Folha a Daniel. “Todos temos medo do que não conhecemos. Isso é natural”, disse Daniel. O que pensam vocês sobre esse diálogo entre a Folha e o Daniel? Concordam? Discordam? Listem os medos de vocês diante da morte (se houver!).
  • “Para onde vamos quando morremos?” Perguntou a Folha para Daniel. Alguém já se fez esta pergunta? O que pensam sobre isso? O que dizem os seus pais e as pessoas de sua convivência social acerca desta questão? Existem formas diferentes de entender esta pergunta no grupo?
  • “Voltaremos na primavera?” Essa questão da Folha dirigida ao Daniel poderia significar o desejo de nascer novamente para a vida? Poderia também revelar a dificuldade da Folha em compreender que a morte faz parte do ciclo da vida?
  • O que vocês entendem da frase "Era a folha maior no galho e parecia que estava lá antes de qualquer outra"? Assim como há folhas que nascem antes de outras, também podem morrer antes das outras? Quem nasce primeiro pode morrer por último? O inverso também pode acontecer?
  • Dando prosseguimento, solicite aos grupos que compartilhem com os colegas as discussões realizadas por eles. Aproveite este momento para ampliar as ideias dos alunos sobre o tema e conhecer as várias concepções de morte expressas pela turma, próprias da cultura, das crenças religiosas, dos valores familiares dos diferentes grupos sociais.
Após as discussões, solicite aos grupos que escolham uma parte da história para ser ilustrada de forma bem criativa! As ilustrações da História de uma folha poderão compor o mural juntamente com as representações dos alunos acerca da morte.
Essa atividade foi extraída da aula Ética e Morte: Falando de morte com os alunos, da professora Fátima Rezende Naves Dias - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: