Disciplina - Ensino Religioso

Ética e Morte: Falando de morte com os alunos

Atividade: 


AS HISTÓRIAS INFANTIS E A MORTE

Para esta atividade, leve os alunos até o Laboratório de Informática da escola. Peça que se organizem em grupos e, com a colaboração do professor responsável, leiam algumas histórias infantis que abordam questões como perdas, separações e ausências, procurando reconhecer as ideias subjacentes à concepção de morte em cada história. Deverão registrar o trabalho realizado por eles nos cadernos!

Sugestão de links de histórias:


Após a realização dos trabalhos, peça aos grupos para socializar com toda a classe as ideias e as análises realizadas por eles, referentes à concepção de morte nas histórias lidas.

Nesse momento, o professor poderá incrementar o debate, abordando alguns aspectos que possibilitam uma análise crítica sobre a relação entre as histórias lidas e as ideias de morte.

Sugestão de questões:
  •   Vocês conseguiram perceber o contraste entre as histórias clássicas da literatura infantil e as de Clarice Lispector, na forma de abordar a morte? Como cada uma delas trata a questão da morte?
  • Em quais histórias vocês puderam reconhecer o caráter protetor dado às crianças, evitando a experiência de dor da perda?
  • Que histórias abordam a morte de forma reversível, como aquelas dos heróis imortais dos desenhos? 
  • Em quais histórias puderam reconhecer a concepção de morte como um acontecimento universal e irreversível? Dentre outras.


Essa atividade foi extraída da aula Ética e Morte: Falando de morte com os alunos, da professora Fátima Rezende Naves Dias - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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