Disciplina - Ensino Religioso

Os Calendários e a Compreensão do Tempo nas Diferentes Religiões

Atividade:

Professor, explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros, que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo: muçulmano, chinês e judeu. Veja os exemplos:

chines mulçulmano judaico


Professor, relembre com a turma que em um calendário estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.

Providencie um calendário anual para cada aluno constatar essa informação e logo em seguida disponibilize uma folha de papel xerocada, contendo a estrutura em branco de um calendário, para os alunos preencherem o calendário do mês em que estão.


Essa atividade foi extraída da aula Os Calendários e a compreensão do tempo nas diferentes religiões, da professora Mariane Éllen da Silva - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: