Disciplina - Ensino Religioso

A Religião Hebraica

Atividade:

Professor, os hebreus foram o primeiro povo monoteísta. Eles elaboraram um pensamento religioso que influenciou o surgimento de outras religiões. Além disso, a Torá é a principal fonte de estudo do povo hebreu e corresponde aos cinco primeiros livros da Bíblia hebraica, como veremos nos textos abaixo:

TEXTOS:

Religiões do Mundo
“O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. (...)” (Disponível em: http://www.diario-da-tereza.com.br/2009/05/religioes-do-mundo.html  . Acesso em: 10/11/11).

Judaísmo - Senhor do nosso destino
“O Todo-Poderoso da fé judaica pode ser nuvem ou montanha. Como guerreiro, foi às frentes de batalha para defender seu povo. É furioso e punitivo, pacífico e benevolente. Está em todos os lugares. E vai salvar a humanidade. (...)”. (Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/judaismo-senhor-nosso-destino-619201.shtml . Acesso em: 10/11/11).

Quem escreveu a Bíblia?
“A história de Deus foi escrita pelos homens. Mas quem é o autor do livro mais influente de todos os tempos? As respostas são surpreendentes - e vão mudar sua maneira de ver as Escrituras. (...)”. (Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/quem-escreveu-biblia-447888.shtml . Acesso em 10/11/11).


Roteiro da atividade:


1. Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na íntegra, dos textos indicados.

2. Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto explicativo, contendo as palavras abaixo:
  • Hebreus
  • Deus 
  • Monoteístas
  • Judaísmo
  • Torá
  • Bíblia
  • Moisés
  • cristianismo

3. Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.


Essa atividade foi extraída da aula As civilizações dos Fenícios e Hebreus, da professora Alinne Grazielle Neves Costa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: