Disciplina - Ensino Religioso

Carnaval: uma Grande Festa Cultural!

Atividade:

Ao dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar as imagens a seguir (Figuras 1 e 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando as veem.

 

Figura 1 – Imagem de máscaras  Acesso em: 03 dez. 2009.


Figura 2- Imagem de confetes e serpentinas   Acesso em: 27 nov. 2009.


Depois que os alunos derem suas opiniões sobre o significado das imagens acima, o professor deverá dizer (caso eles não tenham dito) que as imagens se referem ao Carnaval. Neste momento deverá pedir que os alunos digam o que eles sabem ou conhecem sobre o carnaval. O professor poderá registrar na lousa as palavras e frases que os alunos disserem sobre o que sabem sobre o carnaval. Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula, o que significa a palavra “carnaval”.

O dicionário Aurélio traz três definições, são elas:

1. No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. [Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.]

2. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo. [Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]

3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.

(Fonte: Novo Dicionário Aurélio – Século XXI. Versão Digital. Disponível em: http://portugues.babylon.com/affiliates/landing/index.php?id=10588&textlink=gkn15816&gclid=CJyMjo3pxp4CFQiA5QodMUCXsA )

Após conhecerem as definições que o dicionário em que a pesquisa foi efetuada trouxer, os alunos deverão refletir sobre as definições encontradas neste e compará-las com as palavras ou frases que estão elencadas na lousa. Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas, para que outras pesquisas acerca do tema “Carnaval” sejam efetuadas.

Neste momento, o professor deverá estabelecer aos alunos os assuntos que deverão ser privilegiados no desenvolvimento das pesquisas sobre o Carnaval. Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, internet, jornais, revistas, entre outros.

Os assuntos a serem pesquisados são:

1 - História do Carnaval;
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.);
6 – Curiosidades.

Sugerimos que o professor distribua a cada uma das duplas um destes assuntos/temas.

Abaixo estão relacionados alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas:

WIKEPEDIA. Carnaval. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
BRASIL Escola. Carnaval. Disponível em: http://www.brasilescola.com/carnaval/
ARTES. História do Carnaval. Disponível em: http://artes.com/carnaval/historia.html
AXEZEIRO.COM. Doenças do carnaval. Disponível em: http://www.axezeiro.com.br/noticia/mat%C3%A9rias/3250,doencas-do-carnaval.html
ÁTICA Educacional. A festa mais popular. Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278
MEDICINA AVANÇADA. Drogas/Vício. Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8888


Essa atividade foi extraída da aula Carnaval: uma Grande Festa Cultural! , da professora Lívia Raposo Bardy - São Carlos - SP . Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 17/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: