Disciplina - Ensino Religioso

Calendário Indígena

Atividade:

Os povos indígenas têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.





Professor, procure identificar, juntamente com os alunos, quais são os principais acontecimentos do ano que estão representados no calendário acima.

Agora, de acordo com o calendário indígena, associe cada mês ao acontecimento correspondente.


MÊS                                                                     ACONTECIMENTO

Janeiro                                                    Mês de chuvas e época das cheias dos rios.

Fevereiro                                                 Época de colher milho.

Março                                                       Festa do Kuarup.

Abril                                                          Época de derrubada da mata para o plantio.

Maio                                                          Época de pescaria.

Junho                                                       Tempo de gaivota.

Julho                                                        Chegada do verão.

Agosto                                                      Tempo de abacaxi.

Setembro                                                 Época de melancia.

Outubro                                                     Mês em que as tartarugas botam ovos.

Novembro                                                Época em que amadurece o pequi.

Dezembro                                                Plantio de mandioca.

Essa atividade foi extraída da aula O tempo e o calendário, da professora Mariane Éllen da Silva - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: