Disciplina - Ensino Religioso

Sobre a Morte e o Morrer

Atividade:

Inicie a aula propondo aos alunos a seguinte questão:

Para vocês, o que é a morte?

Incentive-os a falar livremente sobre o que pensam acerca da morte e do morrer, registrando na lousa as suas respostas. (Professor, as definições dos alunos podem estar associadas ao imaginário infantil; aos valores familiares, sociais e culturais; às crenças religiosas; à concepção de morte como um fim natural do ciclo da vida, dentre outras).

Ao final, peça aos alunos que construam o conceito de morte a partir do que disseram e do que foi anotado na lousa pelo professor, copiando-o em seus cadernos.

Na sequência, exiba aos alunos as imagens sugeridas abaixo. A cada exibição, converse com as crianças sobre o que as imagens poderiam representar e as possíveis relações entre elas e as ideias de morte por elas transmitidas.

 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_wya_Y27oLsA/S9chw2hRAuI/AAAAAAAAvfI/aKZMgqGyxP8/s640/cemiterio-1.jpg   

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_CmKV1Lb6r_w/S9EZoYR7bHI/AAAAAAAAAIk/O_Qb4pm_Vrc/s320/anjo_da_morte.jpg   

Fonte: http://espacoembranco.files.wordpress.com/2008/11/he_man_esqueleto.jpg    

Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000132/0000019183.jpg 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_YIwUWdeEdU0/TBf1Kdz_wcI/AAAAAAAAHSw/Hm5aJXnl_f4/s1600/LUZ+NO+FIM+DO+T%C3%9ANEL+IIIIIIII.jpg


Dando continuidade, para ampliar o conceito de morte criado pela turma, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Distribua um texto informativo sobre o tema “morte” para cada grupo, a fim de que leiam e produzam uma síntese sobre os aspectos mais significativos discutidos no texto. Os alunos deverão copiar a síntese produzida pelo grupo no caderno e, ao final, socializá-la com toda a classe. Neste momento, o professor poderá sugerir aos alunos que busquem os pontos de semelhança e diferença entre os textos dos grupos e o conceito de morte elaborado coletivamente por eles, podendo reescrevê-lo, acrescentando novas informações.

Sugestão de textos:


(Professor, você deverá realizar a leitura prévia do texto e selecionar as partes que julgar mais interessantes para distribuir aos grupos de alunos).


Essa atividade foi extraída da aula Ética e Morte: Vários são os olhares sobre a morte!, da professora Fátima Rezende Naves Dias - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 17/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: