Disciplina - Ensino Religioso
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
VIII Seminário Nacional do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) – O Espaço do Sagrado no Século XXI
Seminários
Início : Sexta-Feira 6 Novembro 2015, 8:00
Fim : Sábado 7 Novembro 2015, 8:00
Informação de contato :

Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

Conferências: Bloco Lame/Cesec

Grupos de Trabalho: Bloco Ciências da Terra

Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, s/n. Bairro: Jardim das Américas. Curitiba - PR
Email : nupper@gmail.com
URL : http://www.nupper.com.br/VIII_SNRS/
Conheça os GT’s

Grupo 01. Religião e Institucionalidades religiosas:

Coordenação: Prof. Dr. Marlon Fluck e Prof. Dr. Edilson S. de Souza

Ementa: Este grupo temático agregará as pesquisas que refletem sobre a formação das instituições religiosas propriamente ditas, suas especificidades (congregações, ordens, associações e demais formas de organização), tendo como propósito a vivência e o trabalho social.

Grupo 02. Religião e Espacialidades Religiosas

Coordenação: Prof. Dr. Marcos Torres e Prof. Dr. Clevisson J. Pereira

Ementa: Este grupo temático agregará pesquisas e ensaios sobre estudos do fenômeno religioso a partir de categorias espaciais; espacialidades e territorialidades religiosas; geografias dos mundos conformados pela religião e as expressões das religiões no mundo.

Grupo 03. Religião e Relações de Gênero

Coordenação: Prof. Dr. Uipirangi Franklin da Silva Câmara e Prof.ª Dr.ª Clélia Peretti

Ementa: Este grupo temático agregará as pesquisas que abordam as relações entre religião e gênero pontuando a diversidade de abordagens em suas configurações individuais e sociais e como se articulam a partir de múltiplos vieses, sejam eles antropológicos, históricos, literários, teológicos e filosóficos.

Grupo 04. Religião e Educação

Coordenação: Prof. Dr. Sérgio R. A. Junqueira, Prof.ª Me. Edile Maria Fracaro Rodrigues e Prof.ª Me. Claudia Regina Condello Candido Kluck

Ementa: Este GT organiza os estudos e pesquisas da relação entre educação, cultura e religião, campo este que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Teologia e de Ciências da Religião, assim como de áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, sua intenção é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços escolarizados e comunitários. Esse núcleo abrange temas como ensino religioso, pastoral da educação, educação em diferentes espaços confessionais, diversidade, formação inicial e continuada, catequese, formação de lideranças para movimentos e estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros. Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataformas para a ordenação e a direção das relações da humanidade com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade).

Grupo 05. Religião, Migração e Religiosidade Popular

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Vera Irene Jurkevics, Prof. Dr. Geraldo Pieroni e Prof.ª Dr.ª Wilma de Lara Bueno

Ementa: Tendo em vista a predominância do pluralismo das manifestações religiosas na sociedade contemporânea, este grupo temático agregará as pesquisas que tratam das questões conceituais sobre religião, imigração e religiosidade popular. São estudos que focalizam as expressões religiosas e seus desdobramentos formais e informais, como rituais litúrgicos, cultos públicos, devoções aos santos, às divindades e às pessoas, bem como crenças, imaginários, magia e religiosidades alternativas.

Grupo 06. Religião e Comunicação.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Karina K. Bellotti e Prof. Dr. Edson Martins

Ementa: Este Grupo Temático agrega pesquisas sobre religião e comunicação nas mais diferentes áreas de conhecimento e recortes temporais, que se ocupam a analisar as suas mais diversas temáticas: o uso dos meios de comunicação (impressos, audiovisuais, imagéticos, digitais, musicais) por parte de instituições religiosas para reforçar sua comunicação e instrução interna, para realizar propaganda, evangelização, proselitismo, e/ou para se inserir em amplos debates na esfera pública; a utilização de símbolos, imaginários e discursos religiosos por meios de comunicação seculares para fins de instrução, entretenimento e informação; e os usos que os mais variados agentes religiosos (lideranças e fiéis) realizam dos meios de comunicação, religiosos e/ou seculares, tanto para estreitar laços com sua tradição religiosa, reforçando identidades e sentimentos de pertença; quanto para questioná-la ou reelaborá-la, assim como para atacar outras tradições, ou mesmo para estabelecer diálogo interreligioso.

Grupo 07: Religiosidades Orientais e Religiões de Matriz Africana e Indígena

Coordenação: Prof. Dr. Vladimir Luís de Oliveira e Doutorando Elói Corrêa

Ementa: As temáticas abordadas neste grupo envolvem pesquisas e trabalho de pesquisadores que se dedicam às questões do sagrado em torno das filosofias místicas orientais, orientalismos diversos, experiências religiosas de matriz africana e indígena, interpretações das representações extático-religiosas e experiências mítico-religiosas afro-indígenas.

Grupo 08: Religião e Política

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Marion Brepohl de Magalhães, Prof. Dr. Renato Carneiro Júnior e Prof. Dr. Marcos Gonçalves

Ementa: Este grupo temático acolherá as pesquisas sobre a interferência da religião na esfera pública, tanto do ponto de vista ético como do ponto de vista institucional, indagará como e em que sentido as sensibilidades religiosas reivindicam um lugar no espaço secular, seja para interditar ou para promover determinadas práticas.

Obs.: os professores da Rede Estadual Pública serão isentos de taxa para inscrever seus trabalhos nos Grupos Temáticos, mediante apresentação de declaração da coordenação de Ensino Religioso da sua instituição, conforme previsto na página Inscrições.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.