Disciplina - Ensino Religioso

Galerias de Fotos > > Texto Sagrado

A Flagelação de Cristo (provavelmente 1455-1460) é uma pintura de Piero della Francesca, que fica na Galleria Nazionale delle Marche, em Urbino, Itália. A composição é complexa e incomum, e sua iconografia tem sido objeto de grande diversidade de teorias. O tema do quadro é a flagelação de Cristo pelos romanos durante sua Paixão. O evento bíblico tem lugar em uma galeria aberta na distância próxima, enquanto três figuras em primeiro plano, no lado direito, aparentemente, não dão atenção para o desdobramento de eventos por trás deles. O painel é muito admirado por seu uso da perspectiva linear e o ar de tranquilidade que permeia o trabalho. A Flagelação é particularmente admirada pela unidade matemática da composição e pela capacidade de Piero para retratar a distância entre a cena da flagelação e os três personagens do primeiro plano de forma realista através da perspectiva. O retrato do homem barbudo à esquerda foi considerado excepcionalmente intenso durante o tempo de Piero.
<br>
<br>
Palavras-chave: Cristo, flagelação, evangelho, sagrado, crucificação, paixão, Piero della Francesca, texto sagrado.

Foto: commons.wikimedia.org

A Flagelação de Cristo (provavelmente 1455-1460) é uma pintura de Piero della Francesca, que fica na Galleria Nazionale delle Marche, em Urbino, Itália. A composição é complexa e incomum, e sua iconografia tem sido objeto de grande diversidade de teorias. O tema do quadro é a flagelação de Cristo pelos romanos durante sua Paixão. O evento bíblico tem lugar em uma galeria aberta na distância próxima, enquanto três figuras em primeiro plano, no lado direito, aparentemente, não dão atenção para o desdobramento de eventos por trás deles. O painel é muito admirado por seu uso da perspectiva linear e o ar de tranquilidade que permeia o trabalho. A Flagelação é particularmente admirada pela unidade matemática da composição e pela capacidade de Piero para retratar a distância entre a cena da flagelação e os três personagens do primeiro plano de forma realista através da perspectiva. O retrato do homem barbudo à esquerda foi considerado excepcionalmente intenso durante o tempo de Piero.

Palavras-chave: Cristo, flagelação, evangelho, sagrado, crucificação, paixão, Piero della Francesca, texto sagrado.