Disciplina - Ensino Religioso

Capadócia - Turquia 1


Eis a famosa região de Capadócia. E quem vai nos explicar as características da região, onde podemos pisar, como chegar, enfim, quem vai fazer o serviço de GPS, é a professora de Geografia, Aline.
galeria de imagens do parque nacional de goreme
Parque Nacional Goreme
Visita virtual


ícone para representar o guia
Aline
Essa geografia local é resultado de fenômenos vulcânicos e de erosão, com áreas cheias de montanhas, concentradas a mil metros de atitude. Devido a essas condições geológicas, é possível conhecer diversas habitações e igrejas construídas nas rochas. A região é habitada há milhares de anos, com as mais diversas culturas e etnias. O clima é quente e seco no verão, mas no inverno há grande possibilidade de neve.

A erosão causada pelo vento moldou a rocha vulcânica resultando em formações que dominam a região da Capadócia. Há aproximadamente 30 milhões de anos o vulcão de Erciyes cobriu de lava uma área de 20.000 km². Com o passar dos milênios, a erosão fluvial e eólica desgastou o terreno e, conforme a dureza das camadas geológicas, esculpiu formações de picos de tamanhos variados que os turcos batizaram de chaminés de fadas.


Durante mais de mil anos as pessoas escavaram, transformando em casas e igrejas essas rochas. O vulcão de Erciyes, extinto e sempre coberto de neve, ainda está lá, ajudando a compor a paisagem, que também conta com belas plantações de cereais e uvas. Há ainda vales com vegetação rasteira, com tons avermelhados e amarelados no outono.
Recomendar esta página via e-mail: